Servidores do TCM GO participam de concurso de aplicativos móveis promovido pelo TCU

Postado em 21/nov/2016


Os servidores Arthur Henrique Rosa Naves, Bruno Marquete da Silva, Cézar Augusto Ferreira e Wilker de Jesus Machado da Superintendência de Informática (SINFO) participam, através do aplicativo Mapa Escolar, do “Concurso Desafio de Aplicativos Cívicos: Controle Social Digital – 2016”, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O aplicativo, desenvolvido pelos técnicos, consome dados abertos governamentais e possibilita a interação e o controle social no âmbito do sistema educacional brasileiro, promovendo a melhoria da administração pública e o bom funcionamento dos serviços por ela prestados.

O concurso

O Concurso Desafio de Aplicativos Cívicos: Controle Social Digital – 2016, de abrangência nacional e voltado aos desenvolvedores de tecnologias móveis, é uma ação alinhada ao novo Marco Legal da Inovação, instituído pela Lei nº 13.243/2016, bem como ao Plano de Diretrizes do TCU para o biênio 2015-2017, normatizado pela Portaria-TCU nº 111 de 26 de abril de 2016. O concurso tem como objetivo geral fomentar o desenvolvimento de aplicativos cívicos de apoio ao controle social baseados em dados abertos governamentais e na plataforma de serviços de dados do TCU, denominada Nuvem Cívica.

Para participar do desafio o candidato deve implementar um aplicativo móvel original em plataforma Android ou iOS e publicá-lo em loja online de forma gratuita. O aplicativo deve utilizar os serviços de dados da Nuvem Cívica e ter como tema a educação, saúde ou assistência social. A publicação do resultado final do concurso está prevista para até 05 de dezembro de 2016.

 O aplicativo Mapa Escolar

O Mapa Escolar, disponível para Android e iOS, oferece em ambiente georreferenciado uma ferramenta para localizar e avaliar escolas em todo o Brasil. Através dele é possível acessar diversas informações acerca das instituições, tais como informações de contato, infraestrutura, índices de avaliações do ensino, avaliações de usuários, fotos, mural virtual operado pela comunidade escolar e uma média de avaliações de cada escola. As avaliações de usuários podem ser comentadas por outros usuários, inclusive funcionários das escolas, mantendo um canal aberto entre escola e sociedade. Também há uma plataforma de denúncias vinculadas às escolas públicas, permitindo a ação do poder público na apuração e resolução de irregularidades.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play para dispositivos Android e na Apple Store para iPhone/iPad. Maiores informações no site www.mapaescolar.com.br.

 Fonte: http://portal.tcu.gov.br/desafio-aplicativos-civicos/ – www.tcm.go.gov.br